BOLSISTAS AUXILIAM PROFESSOR NA REALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE AULA PRÁTICA.

No dia 18 de agosto, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Biologia Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio e Tatiene Abadia dos Reis auxiliaram o professor de Ciências e Biologia da escola Clara Chaves, Eduardo, na realização e execução de uma aula prática. 
Esta aula prática abordou o tema fungos, especificamente a sua morfologia e foi realizada com duas turmas do 7° ano, no laboratório de Ciências da escola, onde os alunos ainda puderam conferir algumas mudanças neste local, que se encontra em processo de revitalização. 
O auxílio desses bolsistas foram de duas formas. Primeiro, eles realizaram a organização do laboratório e do material biológico a ser utilizado na aula prática, mediante a orientação do professor da escola. Segundo, mostraram no microscópio uma lâmina aos alunos contendo duas estruturas dos fungos: as hifas e esporângios e, após, um cogumelo, sem o uso deste instrumento. Em ambas as situações foram explanadas as suas estruturas, além de responder os questionamentos dos discentes que surgiram.
De acordo com os dois bolsistas que participaram desta atividade, o envolvimento em práticas deste tipo é de suma importância para a sua formação, uma vez que contribui para que futuros professores de Ciências/Biologia vivenciem esta profissão, devido ao contato com a sala de aula.


Alunos do 7º ano tendo aula prática sobre fungos no Laboratório de Ciências da escola
(Foto: Tatiene Abadia dos Reis)

Alunos do 7º ano durante a realização de aula prática sobre fungos no 
Laboratório de Ciências da escola.
(Foto: Tatiene Abadia dos Reis)