ESCOLA

A Escola Estadual Clara Chaves, de Ensino Fundamental (Anos finais) e Médio, foi criada pelo decreto de nº 12.517 de 13 de março de 1970 com a denominação de Escola Primária do Bairro do Carmo. Em 18 de março foi instalada em prédio próprio funcionando com quatro classes. 
Em 16 de junho de 1970, pelo Decreto nº 5.465 passou a ser denominada Escolas Combinadas do Bairro do Carmo e finalmente em 08 de maio de 1974, pelo Decreto nº 16.244 passou a ser denominada Escola Estadual Clara Chaves de 1º Grau. Esse nome foi escolhido em homenagem à Clara Chaves, uma fazendeira muito rica que doou o primeiro terreno na extensão de uma légua à Nossa Senhora do Carmo e nessa área começaram a ser erguidas as primeiras construções que deram origem ao povoado. Segundo informações obtidas, essa área corresponde hoje ao centro da cidade. Conclui-se então que o nome da nossa escola “Clara Chaves” foi uma reconhecida homenagem à essa benfeitora de Monte Carmelo.
Esta escola foi fundada para atender a demanda da época, já que as escolas existentes não atendiam a demanda após a construção do novo bairro de casas populares chamado Bairro do Carmo.

Fonte: Escola Estadual Clara Chaves