BOLSISTAS PLANEJAM E REALIZAM AULAS PRÁTICAS NA ESCOLA CAMPO.
Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação à Docência (Pibid) do Subprojeto Biologia Fucamp estão realizando
na escola Clara Chaves, escola campo contemplada com o Subprojeto em questão, o
planejamento e a execução de aulas práticas. Essas aulas são referentes aos
conteúdos de Ciências/Biologia, realizadas por cada dupla de bolsistas, como
exigência deste, os quais têm até o final deste ano para desenvolvê-las.
Para isso, eles estão consultando os professores de Ciências/Biologia da escola, a fim de definir as temáticas das aulas práticas; seguindo as orientações do professor da disciplina e do professor supervisor da escola campo (Eduardo); planejando e produzindo planos de aula e roteiros, utilizando como referência o CBC de Ciências/Biologia para cada aula a ser ministrada. Além disso, estes últimos devem ser aprovados pelos docentes citados anteriormente para que a aula prática possa ser realizada.
A partir disso, iniciando essas atividades, no mês de setembro, nos dias 8 e 15, a dupla de bolsistas Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio e Tatiene Abadia dos Reis planejaram e realizaram uma aula prática na escola. Essa aula foi realizada no laboratório de Ciências, com alunos do 1° ano do ensino médio e abordou a temática citologia. O seu objetivo foi visualizar no microscópio óptico algumas diferenças entre célula animal e célula vegetal. Para tal, foi utilizado células da mucosa oral (fornecidas por um dos bolsistas) e a planta Elodea sp. Após a prática, os alunos responderam um roteiro e este foi corrigido pela dupla de bolsistas que conduziu a aula, além de responder os questionamentos destes.
A realização destas atividades pelos bolsistas visam promover uma articulação entre teoria e prática no ensino de Ciências e Biologia, de suma importância para a formação deles, sendo assim, preparando-os melhor para atuarem enquanto futuros professores, além do contato com a sala de aula, alunos, com o CBC e com um processo fundamental para a profissão docente: planejar.
Para finalizar, vale ressaltar que nos próximos meses as outras duplas de bolsistas estarão realizando aulas práticas na escola campo.
A partir disso, iniciando essas atividades, no mês de setembro, nos dias 8 e 15, a dupla de bolsistas Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio e Tatiene Abadia dos Reis planejaram e realizaram uma aula prática na escola. Essa aula foi realizada no laboratório de Ciências, com alunos do 1° ano do ensino médio e abordou a temática citologia. O seu objetivo foi visualizar no microscópio óptico algumas diferenças entre célula animal e célula vegetal. Para tal, foi utilizado células da mucosa oral (fornecidas por um dos bolsistas) e a planta Elodea sp. Após a prática, os alunos responderam um roteiro e este foi corrigido pela dupla de bolsistas que conduziu a aula, além de responder os questionamentos destes.
A realização destas atividades pelos bolsistas visam promover uma articulação entre teoria e prática no ensino de Ciências e Biologia, de suma importância para a formação deles, sendo assim, preparando-os melhor para atuarem enquanto futuros professores, além do contato com a sala de aula, alunos, com o CBC e com um processo fundamental para a profissão docente: planejar.
Para finalizar, vale ressaltar que nos próximos meses as outras duplas de bolsistas estarão realizando aulas práticas na escola campo.
![]() |
Alunos do 1º ano do ensino médio na aula prática sobre citologia no Laboratório de Ciências da escola. (Foto: Tatiene Abadia do Reis) |
![]() |
Materiais organizados para realização da aula prática de citologia no Laboratório de Ciências da escola. (Foto: Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio) |
![]() |
Sala organizada para a aula prática no Laboratório de Ciências da escola. (Foto: Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio) |