BOLSISTAS PLANEJAM E REALIZAM AULAS PRÁTICAS NA ESCOLA CAMPO.

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Subprojeto Biologia Fucamp estão realizando na escola Clara Chaves, escola campo contemplada com o Subprojeto em questão, o planejamento e a execução de aulas práticas. Essas aulas são referentes aos conteúdos de Ciências/Biologia, realizadas por cada dupla de bolsistas, como exigência deste, os quais têm até o final deste ano para desenvolvê-las.
Para isso, eles estão consultando os professores de Ciências/Biologia da escola, a fim de definir as temáticas das aulas práticas; seguindo as orientações do professor da disciplina e do professor supervisor da escola campo (Eduardo); planejando e produzindo planos de aula e roteiros, utilizando como referência o CBC de Ciências/Biologia para cada aula a ser ministrada. Além disso, estes últimos devem ser aprovados pelos docentes citados anteriormente para que a aula prática possa ser realizada.
A partir disso, iniciando essas atividades, no mês de setembro, nos dias 8 e 15, a dupla de bolsistas Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio e Tatiene Abadia dos Reis planejaram e realizaram uma aula prática na escola. Essa aula foi realizada no laboratório de Ciências, com alunos do 1° ano do ensino médio e abordou a temática citologia. O seu objetivo foi visualizar no microscópio óptico algumas diferenças entre célula animal e célula vegetal. Para tal, foi utilizado células da mucosa oral (fornecidas por um dos bolsistas) e a planta Elodea sp. Após a prática, os alunos responderam um roteiro e este foi corrigido pela dupla de bolsistas que conduziu a aula, além de responder os questionamentos destes. 
A realização destas atividades pelos bolsistas visam promover uma articulação entre teoria e prática no ensino de Ciências e Biologia, de suma importância para a formação deles, sendo assim, preparando-os melhor para atuarem enquanto futuros professores, além do contato com a sala de aula, alunos, com o CBC e com um processo fundamental para a profissão docente: planejar.
Para finalizar, vale ressaltar que nos próximos meses as outras duplas de bolsistas estarão realizando aulas práticas na escola campo. 

Alunos do 1º ano do ensino médio na aula prática sobre citologia no Laboratório de Ciências da escola. (Foto: Tatiene Abadia do Reis)

Materiais organizados para realização da aula prática de citologia no Laboratório de Ciências da escola. (Foto: Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio)

Sala organizada para a aula prática no Laboratório de Ciências da escola. 
(Foto: Douglas Vinícius do Nascimento Ignácio)